"" Conexão desenho: Técnica de Luz e sombra

terça-feira, 10 de abril de 2018

Técnica de Luz e sombra

Uma das partes mais importantes na hora de fazer o acabamento de um desenho, principalmente se for um desenho realista, é utilizar a técnica de luz e sombra.

Tente imaginar qualquer pessoa ou objeto que seja na luz, sem que haja alguma sombra do mesmo ou das coisas que compões a imagem. Só de imaginar já fica estranho, não é verdade?

Porém, essa é uma técnica que precisa ser trabalhada aos poucos, não da noite para o dia que a sua visão se transforma na projeção de um artista experiente. É preciso ter calma e analisar os resultados pouco a pouco.




É preciso dominar a técnica de degradação de cores para chegar nesse patamar de poder enxergar a luz e a sombra através de uma imagem e conseguir colocar ela no papel da mesma fora que você consegue ver com seus olhos.

Os artistas usam essa técnica para conseguir interpretar e traduzir a luz para tons de cinza diferentes e alternando entre o preto e o branco. E através dessas cores e da técnica de sombreamento. É possível fazer um verdadeiro desenho com iluminação e sobra do desenho que você está fazendo.

Dominando isso, você já consegue adicionar técnicas de profundidade no seu desenho

A imagem tridimensional que você acaba tendo no papel se diz exatamente o que é na realidade


Determine o ponto de partida da luz Ambiente do Seu desenho.



Como todo tipo de trabalho deve haver alguma coerência, você precisa fazer o seu desenho de forma que ele não entre em contradição com os olhos de quem vê. Então É preciso que você escolha de maneira estratégica, onde e como irá ficar essa luz do seu desenho.

Como eu disse, isso deve ser escolhido de forma estratégica pois você deverá escolher o lado que ficará a luz não só pela aparência do desenho, mas para você conseguir fazer o melhor trabalho possível, poupando mais tempo para aumentar a sua produtividade.


Alguns exemplos de desenhos com luz na prática:


Aqui estão alguns desenhos como podem ver de tudo isso que foi citado a cima. Veja!



Conclusão


Observando as imagens acima, é possível perceber claramente que um rabisco em círculo foi transformado em uma esfera apenas usando técnicas de iluminação e sombreamento. Percebe o poder que esta técnica tem para a sua evolução?

E é por não dominar esta técnica, que muitos iniciantes não conseguem progredir os seus desenhos para um nível mais profissional.

Então, convido você trabalhar o seu conhecimento e fazer o que precisa ser feito.

Espero que tenham gostado dessas dicas.

Um grande abraço!